Pular para o conteúdo principal

Laços invisíveis das casas antigas

Sempre vou  ao Castelinho do Caracol em Canela, uma casa de 108 anos construída por Pedro Carlos Fransen , hoje é museu e casa de chá; revejo seus pertences e os admiro magicamente nos pequenos detalhes.


O cotidiano da casa com seis filhos e objetos de família espalhados te convidam para se debruçar na vida familiar, há incentivos por todos ambientes, sala de chá, sala de jantar, pertences do campo, cozinha, quartos, escritório, brinquedos, sala de costuras das meninas, além da maquinas, madeiras  pertencentes a antiga serraria da família.

A música que era bem apreciada pela família, existem inúmeros instrumentos musicais da sala do piano, também a dedicação à leitura, embora apenas alguns exemplares estão acondicionados no escritório.

Deixo registrado minha vontade de abrir a pequena barreira feita com uma simples corrente na porta do escritório, a fim de entrar para folheá-los, todavia a razão me detém.

A história que não sabemos, convém frisar, das mazelas ocorridas, alegrias, decepções, amores, fatalidades, perseverança, trabalho árduo, prosperidade ficam para imaginação ou dedicação para pesquisas de sua história- Castelinho do Caracol.

Em detalhes está o tempo passado e fica para o espectador entrar ou não na cena, seja apenas ver e admirar, ou se debruçar além do olhar e se envolver...imaginar a vida passada em detalhes, além da ambientação, detalhes de atos simples que fizeram a história em seus ambientes.

Entre fotografias consegue-se imaginar quantas histórias se desenvolveram, quantas transformações levaram um a um dos seus moradores ao seus destinos.

A casa foi-se esvaziando de sons, rumores, sorrisos e a roda da vida se encaminhou para atualmente guardar as recordações familiar de outrora.

Termino esta postagem com uma frase da música "Fotografia" de Leoni e Léo Jaime que conseguem  sintetizar em palavras tão bem; minha atração pelas casa antigas, bem como museus e fotografias, justamente encontrar o que está tão bem escrito:

"...O que vai ficar na fotografia

São os laços invisíveis que havia."










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendências de Natal 2023: Tradições Clássicas e Novas Inspirações

Tendências de Natal 2023: Tradições Clássicas e Novas Inspirações   Antecipe-se e conheça as tendências de Natal 2023 ,    à medida que nos aproximamos rapidamente da época mais festiva do ano, quem ama o Natal quer saber quais as novidades desta festa tão amada. É chegada a hora empolgante de desvendar as tendências que ditarão o ritmo do Natal de 2023 , unindo elegância e criatividade de forma bastante competente. Paleta de Cores Requintada: Mantenha a tradição das cores clássicas do Natal, como vermelho, verde e dourado, mas adicione um toque de elegância com tons mais suaves. Essas cores criarão uma atmosfera sofisticada e única em sua decoração de Natal . Minimalismo Aconchegante: O minimalismo continua em alta, se firmou como modo de vida e conquistou muitos seguidores, uma forte tendência de Nata l de 2023 , mas desta vez com um toque aconchegante.  Opte por enfeites e decorações mais simples e naturais, como ramos de pinheiro, velas e pequenas árvores de Natal em cerâ

Decoração para o natal de papel

Orçamento apertado, fica difícil se preparar para o natal com orçamento justo, você já pensou em decorar o natal com bom gosto e ainda gastar quase nada, de uma olhadinha nas imagens abaixo, com certeza criatividade e paciência dará uma boa decoração natalina (até uma lareira dá para fazer de papel). Decoração para o natal de papel é a solução com muito charme e podemos fazer quase tudo. Procure caixas de papelão e depois use sua criatividade para decorar: tintas, tecidos, papéis de carta, papéis de embrulhos, botõezinhos, fitinhas, afinal, nosso poder de criação é infinito. Abraços de natal para sonhar a todos. via pinterest: pasta dobraduras, papéis

Criatividade pode ser exercitada na decoração?

Coisas simples, triviais estão a nossa volta esquecidas podem ser reaproveitadas na decoração. Decorações singelas, uso de objetos desprovidos de suas funções originais para tomarem outros lugares, funções ou formas... Suspiro por tanta criatividade, eta povo de imaginação! Por que não pensei nisso? Olhando parece tão fácil, tenho bloqueios para formar novas ideias de composição de interiores. Criatividade como consegui-la, como expandi-la; esforço-me para treiná-la através do olhar e tentar o danado poder de criação; pode ser exercitada através de modelos onde se apreende conceitos, formas, usos texturas; tais criações podem despertar inovações de  designers úteis, exercícios treinam e  despertam olhares para coisas descartadas e as tornando úteis com harmonia e charme. Créditos   Instagram , Cliowood , Revista casa e jardim , decoholic , sweetsalvage , restorationhardware studioekl , craft inspire , wayfair